Primeira logo da APOIORT
 

 
Num cenário de muitas mudanças provenientes de algumas concepções geradas pelos últimos acontecimentos dentro do movimento de restauração no Brasil, em 1975 , na Cidade de Magé no Rio de Janeiro surge oriundo do movimento Batista, o Pastor Cezosto Alvarenga Fontes com uma visão diferente, seu objetivo, a princípio, se relacionava ao fato de que as Igrejas precisavam se afastar do contexto atual, e ficar no anonimato por um período a fim de que todo comentário a respeito dos últimos acontecimentos recentes fossem trabalhados pelo mover do Espírito Santo, proporcionando aos remanescentes o reavivamento ideal.

A princípio, as igrejas lideradas pelo Pastor Cezosto, concentraram-se num regime central, onde as Igrejas, embora que soberanas, tivessem suas administrações supervisionadas por seu fundador, tornando com isso, uma soberania relativa. Logo, o movimento passou a chamar-se: (CNIOR) Convenção Nacional das Igrejas em Obras de Restauração. Com a morte de seu fundador em Dezembro de 2005 aos 84 anos, muitas Igrejas se dispersaram, deixando toda estrutura comprometida.

No final do ano de 2006, o Pastor Elielberth Falcão dos Santos, pastor da Igreja em Piabetá no Rio de Janeiro, que havia se desligado da CIOR, hoje CIMOR por razões pessoais, foi convidado pela diretoria interina da Convenção (Pr. José Paulo Pereira da Silva) para presidi-la. Com a chegada do Pastor Elielberth Falcão, outros Pastores e Igrejas aderiram à nova visão. Pastores como: Luiz Fernando Máximo Silvério, Wellington Antunes, Nilton Gomes Borges Gonçalves, Adriano Moreira, Francisco Carlos Nascimento Rosa, Carlos Alberto Lopes da Silva e outros, deram uma nova característica ao movimento tornando-se necessária uma reformulação em toda proposta. a maioria dos pastores vieram da CIMOR, convenção em que anteriormente faziam parte juntamente com o Pr. Elielberth Falcão.

No início de 2007, o Pastor Elielberth Falcão dos Santos foi aclamado Presidente Natural da Instituição, sua primeira investida, foi transformar a Convenção Nacional numa instituição um pouco mais participativa, com isso, o movimento passou a chamar-se: Associação de pastores, Obreiros e Igrejas em Obra de Restauração – APOIORT, surgindo assim em 2007 a APOIORT.
Com a nova proposta, igrejas no Sul do País, e região norte, começaram a pedir filiação e ingressar as fileiras do novo projeto. Investimentos importantes foram feitos na área teológica, novos pastores foram ordenados e novas igrejas foram organizadas tendo a APOIORT núcleos importantes concentrados na região Norte e Sul do Pais, sendo o Estado do Rio de Janeiro e o Espírito Santo os pontos mais representados pela instituição.

Na área secular, patrocínios e envio de associados para grandes faculdades de direitos, pedagogia e administração também foi um grande marco da segunda gestão, resultando na criação de um forte departamento de literaturas com a criação da conceituada revista de estudo bíblico “Fundamento Cristão”, distribuída para diversas denominação no país. No mundo virtual, a APOIORT recebeu o título do site mais visitado em termos de Restauração no Brasil, internautas de quase todos os segmentos na Obra são fiéis visitantes dos noticiários envolvendo a APOIORT. O trabalho foi tão promissor, que o Dicionário do Movimento Pentecostal lançado pela CPAD no ano de 2007 fez menção significativa da APOIORT no sucinto do movimento de Restauração no comentário do Pastor Isael de Araújo.
Logo atual